segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Torta de Chocolate com Jabuticaba


Bem vindos leitores da Resistência Gastronomica! Por fim chegou o momento de jogar minha propria visão da gastronomia na linda comunidade dos food bloggers e na net. Eu sou Martina, italiana casada em Salvador e agora morando e trabalhando em Minas Gerais (perdoem o meu portugues não sempre legal..). Quero dedicar este espaço a condivisão das minhas pesquisas: eu busco a traves das viagens e a cozinha um tipo de alimentação "boa, limpa e justa", alem do puro prazer que me brinda a arte gastronomica! Quero entender como a comida è feita, de onde vem as materias primas, quais são os rituais ligados ao comer no mundo todo.. E quero contribuir com que o mundo seja melhor, mas farto, verde e gostoso graças a comida, e não o contrario. Viva a resistência ao fastfood, aos supermercados, aos agrotoxicos, e viva os defensores da gastronomia!

Para a inauguração desse blog vou aproveitar da torta que fiz pelo aniversario do meu companheiro João o dia 4 de novembro. Ele pediu "muito chocolate", e para dar um toque especial na torta resolvi usar como recheio a geleia de jabuticaba que os nossos amaveis vizinhos me presentearam.. Que tal de produto local, organico e artesanal! O doçe è delicioso, vou aproveitar esses dias para faze-lo tambem. O sitio em que a gente està vivendo parece uma floresta de jabuticaba e jabuticatuba, uma variedade local que atinge tamanho e suculençia incriveis: deveria ser uma fortaleza slow food..
Então, como base pela torta escolhì essa moist devil's food cake, modificada minimamente. Adoramos o resultado final porquê a torta não è doçe demais e o contraste do chocolate amargo com a jabuticaba azeidinha è viciante... dà pra comer varias fatias sem enjoar :-) Aquì a lista de ingredientes que efetivamente usei e o procedimento:
  • 350gr de manteiga
  • 1 copo de cacau amargo em pò
  • 1/2 copo de agua fervendo
  • 1 copo de leite
  • 1 copo de açucar
  • 4 ovos
  • 3 copos de farinha de trigo
  • 1 colher de bicarbonato de sodio
  • uma pitada de sal
Por o cacau numa tigela e misturar com a agua quente: quando tiver morno adicionar o leite tambem, e deixar de lado. Numa outra tigela grande, bater a manteiga e o açucar atè obter um composto claro e ligero (mais facil com uma batedeira, mas eu conseguì com colher de pau. Doi o braço mas dà!). Unir à mistura sal e bicarbonado, e em seguida  um ovo de vez, incorpando bem. Agora adicionar à mistura de manteiga a farinha e o leite com cacau, em varias vezes alternando as duas misturas atè acaba-làs e obter uma massa lisa e ligera (e muito gostosa..).
Eu dividì a massa em duas formas redondas, untadas de manteiga e polvilhadas com cacau.
Por as formas no forno quente (180°C) por 35 minutos, retirar do forno e deixar esfriar antes de desenformar.

Para a cobertura ganache:
  • 170gr chocolate amargo
  • 200gr de creme de leite
  • uma pitada de sal
Quebrar o chocolate e coloca-lo em uma tigela com o sal. Por o creme de leite a esquentar no fogo, quando chegar a fervura despeja-lo em cima do chocolate e deixar descansar alguns minutos (o calor do creme vai derreter o chocolate). Agora mexer com uma mola de bater (o colher de pau) atè obter um creme de chocolate, e botar na geladeira. Mexer o creme de vez em quando durante uma hora, guardando sempre na geladeira, atè a mistura ganhar uma consistencia "espalhavel" e usar em seguida. Se aguardar demais o creme vai endurecer!

Agora colocar uma das tortas num prato lindo, espalhar com a geleia de jabuticaba (o do que tiver em casa), e por a segunda torta encima. Eu fiz varios furinhos na superficie da torta com um garfo e despejei uma colher de geleia desolvida em quatro colheres de agua quente, para deixar a torta hùmida mesmo. Em fim cobrir a torta toda com a cobertura ganache.... e gozar dessa riqueza de sabores!





 

Um comentário: